terça-feira, 7 de julho de 2020

O FIM DO MUNDO



Quando vivi em Ribeira/SP, eu tinha entre 9 e 11 anos. Várias vezes, ouvi meu avô e outros adultos dizerem que o fim do mundo estava próximo, e que, desta vez, o mundo acabaria em fogo.
Eu morria de medo desse tal de "fim do mundo"! Eu era criança, e as crianças costumam acreditar em quase tudo o que ouvem dos adultos. Em pensamento, eu pedia a Deus que não deixasse o mundo acabar em fogo, porque isso seria cruel demais com a humanidade!
A nossa casa ficava num vale onde, numa das direções, tínhamos uma visão bastante extensa. Da janela do quarto, conseguíamos enxergar longe, aproximadamente uns 15 Km à frente, e o final dessa vista era um morro bem alto (parecido com o da foto) que se destacava naquela paisagem enfumaçada, meio cinzenta, meio azulada.
Certa vez, ao olhar a paisagem que observava diariamente, avistei fogo próximo ao pico do morro! "Pronto!" - pensei. "O fim do mundo chegou!"
Fechei meus olhos e comecei a falar com Deus, pedindo que Ele me levasse antes que o fogo chegasse até mim. Fiquei ali à beira da janela completamente imóvel, de olhos bem apertados para não ver o fogo se aproximar da nossa casa. Assim eu devo ter ficado por uns cinco minutos, até que tomei coragem para abrir os olhos e ver o quanto o fogo já tinha avançado em direção à nossa casa.
Pois bem! Para a minha felicidade, o fogo continuava lá no morro! Nem dava para ver se tinha aumentado ou diminuído, mas continuava lá! Respirei aliviada: não, o mundo não estava acabando, pelo menos não daquela vez!
Depois desse episódio, nunca mais acreditei que o mundo iria acabar em fogo, aliás, nem acredito que vá acabar um dia. E também não quero viver pensando em fim do mundo. Prefiro pensar no começo e no meio da vida, na beleza da criação, do amor e em outras coisas muito mais alegres e positivas.
Afastemos os pesos e as preocupações! A vida está aí para ser vivida, e que seja leve, doce e diariamente festejada como um nascimento, como se todo dia fosse um novo começo! E é!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DRUMMOND PARA CRIANÇAS

Considerado um dos maiores escritores brasileiros, o aclamado Poeta CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE também escreveu para crianças. No livro “Hist...