sexta-feira, 10 de novembro de 2023

JACAREZINHO COMO CENÁRIO NUMA COLETÂNEA DE CONTOS




Esta é a primeira Coletânea de Contos Infantojuvenis escritos por oito autores residentes na cidade de Jacarezinho/PR, ricamente ilustrados pelo carioca Alexandre Pimenta.

Conheci a Professora Maria Lúcia Vinha em 2019, em razão do interesse pela produção de Literatura Infantojuvenil, pois ela também é autora desse gênero literário. A partir dali, iniciamos uma amizade e trocamos experiências sobre as nossas publicações e projetos literários.

Em junho de 2022, Maria Lúcia teve a ideia de produzir um livro com histórias ambientadas no Município de Jacarezinho. Para tanto, como unidade integradora, ela pensou em criar um personagem chamado “Zinho”, que seria o protagonista de todos os contos presentes na obra. A intenção era valorizar pessoas, locais, histórias e lendas de nossa cidade. Sendo assim, inicialmente, ela convidou Professora Celma Paiva, sua amiga de longa data. Em seguida, me convidou e, então, demos início à formação do Grupo de oito autores que aceitaram participar da futura Coletânea. Dessa forma, foram convidados e juntaram-se ao Grupo: James Rios, Jean Moreno, Liliane Milanezi, Maria Elena de Sales e Núbia Rafaela Nogueira.

Os contos foram produzidos, passaram por revisão, ilustração e diagramação. Após longos meses de trabalho, em parceria com a Editora A. R. Publisher, ficou pronta essa linda obra que tem uma relação de afeto com o Município de Jacarezinho. Ao lado da Professora Maria Lúcia Vinha, tive a honra de participar da respectiva organização.

Ora como menino, ora como jacaré, Zinho é o protagonista de todas as histórias cujo cenário é o Município de Jacarezinho, nossa terra querida. "A missão de Zinho no Ribeirão Ourinho" é o meu sétimo conto infantojuvenil publicado pela A. R. Publisher Editora.

Sabendo que o livro estava no prelo, o Gerente Executivo do SESC de Jacarezinho nos convidou para lançá-lo durante a programação da 42.ª Semana Literária SESC & Feira do Livro e, assim, o Lançamento aconteceu na manhã do dia 7 de outubro de 2023. Sob o olhar de um público atento, vivemos momentos muito agradáveis falando de Literatura e da produção dessa obra. Ao final, foram vendidos os 50 exemplares disponibilizados para o evento, os quais autografamos com o maior carinho para os futuros leitores.

A Coletânea também foi lançada durante o I Encontro de Escritores e Escritoras do Norte do Paraná, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP nos dias 27 e 28 de outubro de 2023, ocasião em que também lancei o meu primeiro livro bilíngue “O Gato Miguel e a sua missão”.

E você? Gostaria de conhecer o Zinho? Ainda tenho exemplares disponíveis para venda. Entre em contato comigo pelo WhatsApp 43/99108-6179.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

DRUMMOND PARA CRIANÇAS

Considerado um dos maiores escritores brasileiros, o aclamado Poeta CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE também escreveu para crianças. No livro “Hist...